FLAMENGO TEM A SEGUNDA MAIOR MÉDIA DE GOLS DA HISTÓRIA DO FUTEBOL BRASILEIRO

O Flamengo mais uma vez teve grande vantagem na arrecadação com direitos de TV do Campeonato Brasileiro. O Mengão recebeu um total de R$ 275,2 milhões da Rede Globo pela edição de 2023, valor quase R$ 100 milhões acima do segundo colocado, Corinthians. No total, a Globo pagou R$ 2,1 bilhão aos clubes pelos direitos de transmissão.

A arrecadação de R$ 275,2 milhões do Flamengo inclui: cota fixa igualitária (R$ 31,9 mi), premiação pelo quarto lugar no Brasileiro (R$ 40,6 mi) e quantia por número de jogos transmitidos na TV Globo e no SporTV (R$ 25,4 mi). Além disso, o Rubro-Negro recebeu R$ 177,3 milhões como valor mínimo garantido por contrato de pay per view. A informação do valor pago pela Globo é do jornalista Allan Simon, do UOL.

O Fla aplica seus percentuais de venda de PPV sobre valor programado na época da assinatura dos contratos, em 2016, que são corrigidos pela inflação. Corinthians, Grêmio e Palmeiras também possuem garantias mínimas em contrato, mas há clausulas diferentes em cada acordo. O alviverde, por exemplo, recebe cota fixa de R$ 50 milhões por ano.

Os valores do Flamengo o colocam com vantagem de R$ 88 milhões para o Corinthians, segundo do ranking com 187,2 milhões. Completa o pódio o Grêmio, com R$ 170,1 milhões, seguido de perto pelo Palmeiras (R$ 162,6 mi). Ou seja, os times com o mínimo garantido de PPV dominam os valores de diretos de TV do Brasileirão.

Mas é importante ressaltar que todos os times do antigo Clube dos 13 tinham direito ao mínimo garantido. No entanto, as outras nove equipes solicitaram adiantamento de verbas para viabilizar pagamento de dívidas e investimentos de curto prazo, o que gera a diferença atual.

Confira ranking de receitas com TV no Brasileirão 2023

Flamengo (R$ 275,2 milhões)

Corinthians (R$ 187,2 milhões)

Grêmio (R$ 170,1 milhões)

Palmeiras (R$ 162,6 milhões)

Atlético-MG (R$ 121,2 milhões)

Botafogo (R$ 112,5 milhões)

São Paulo (R$ 111,7 milhões)

Fluminense (R$ 105,7 milhões)

Internacional (R$ 105,5 milhões)

Cruzeiro (R$ 98,5 milhões)

Vasco (R$ 97,6 milhões)

Red Bull Bragantino (R$ 85,8 milhões)

Fortaleza (R$ 73,6 milhões)14 – Bahia (R$ 72,1 milhões)

Cuiabá (R$ 66 milhões)

Santos (R$ 64,2 milhões)

Coritiba (R$ 49,9 milhões)

Goiás (R$ 49,4 milhões)

América-MG (R$ 42,8 milhões)

Athletico (R$ 41,8 milhões)*

* O Athletico-PR recebe também por contratos com TNT, CazéTV e receitas com a Rede Furacão, mas os ranking trata apenas da TV aberta.

Libra e LFF se aproximam de união por venda de direitos de TV

O Brasileirão de 2024 é o último do atual contrato de televisão, e o ano marcará uma grande mudança do futebol brasileiro. Após se dividirem em Libra e Liga Forte Futebol, grupos de negociam venda dos direitos, os clubes se aproximaram nas últimas semanas e debatem acordo único com os 20 times da Série A.

A LFF enviou documento para os presidentes dos clubes da Libra, grupo do Flamengo, e solicitou reunião. Há o entendimento que o melhor acordo financeiro só será possível com a presença de todos os times na negociação, mas a decisão ainda não foi tomada.

Com o Flamengo liderando as negociações, a Libra encaminhou acordo de R$ 1,3 bilhão com a TV Globo. No entanto, o contrato terá que ser renegociado desde o princípio caso os dois blocos decidam pela união.


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