FLAMENGO REPRESENTADO EM PARIS! ZICO SERÁ EMBAIXADOR DO BRASIL NOS JOGOS OLÍMPICOS

FLAMENGO REPRESENTADO EM PARIS! ZICO SERÁ EMBAIXADOR DO BRASIL NOS JOGOS OLÍMPICOS

O ídolo histórico do Flamengo, Zico, será o embaixador da Seleção Brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris, na França. Os jogos ocorrerão de 26 de julho a 11 de agosto. O Galinho recebeu o convite de Gustavo Herbetta, diretor de marketing do Comitê Olímpico Brasileiro, nesta segunda – feria (29).

Em informação publicada primeiramente pelo site “Essência Rubro Negra, Zico irá acompanhar a delegação brasileira a Paris e terá contato com atletas e membros de comissões técnicas. Destacando que o Brasil tem 150 atletas classificados até o momento, com expectativa que o número chegue a 330, mas a equipe completa será formada por mais 1.000 pessoas. Ao convidar o Galinho, Gustavo falou também sobre a compensação do COB por Munique 72.

“Gostaríamos de te receber no Comitê Olímpico para oficializar o convite de você ser embaixador do time do Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris. Queremos que você vá com a delegação acompanhar a torcer junto com a gente pelos atletas que estarão lá. E de certa forma, sem compensar Munique, mas que você sinta que criamos uma posição para ter uma pessoa como você ao nosso lado em um momento tão importante para o Brasil”, disse Gustavo Herbetta.

Zico aceitou o convite rapidamente e disse que a resposta não poderia ser outra. Sendo assim, agora ele irá à sede do COB, no Rio de Janeiro, onde será oficializado como embaixador do Time Brasil. Além de Herbetta, irão participar o presidente do COB e o diretor geral da entidade.

OLÍMPIADAS DE MUNIQUE A A COMPENSAÇÃO DO COB

A retratação do COB em que Gustavo Herbetta citou faz referência aos Jogos Olímpicos de 1972. Zico tinha 19 anos na época e era referência da Seleção Brasileira Olímpica. Além disso, o Galinho marcou o gol que classificou o Brasil para os jogos, contra a Argentina, no pré – Olímpico de 1971. Porém, ele não foi chamado para a Olímpiada de Munique, na Alemanha, e a decisão surpreendeu a todos.

O Galinho concedeu uma entrevista em 2012 e revelou que o episódio foi a maior frustração de sua carreira e que sentiu vontade de deixar o futebol: “A minha maior tristeza no futebol foi não ter ido à Olimpíada de 72. Eu fiz o gol que classificou o Brasil e meu nome não estava na lista dos convocados. Foi a maior decepção da minha vida. Na hora fui falar com o meu pai que eu queria encerrar a minha carreira e cheguei a ficar dez dias sem ir ao Flamengo. Foi uma grande frustração para mim.”

Destacando que Zico ficou de fora da convocação por conta da ditadura brasileira. Isso porque seu irmão Fernando Antunes Coimbra, conhecido como Nando, dividia a carreira de jogador de futebol com a de professor e foi muito perseguido durante o período ditatorial. chegando a abandonar os campos.