VALORIZANDO A HISTÓRIA! FLAMENGO CONTRATA EMPRESA PARA MONETIZAR ACERVO DIGITAL DO CLUBE

Após lançar o seu museu em 2023, o Flamengo contratou uma empresa para monetizar o acervo digital do clube, com a expectativa de arrecadar milhões com a venda de registros históricos do clube. A Yapoli foi contratada para gerenciar um acervo de mais de 520 mil documentos, fotos e vídeos do clube. A ideia é automatizar o acervo e negociar com canais especializados como Getty Images, Shutterstock e sites de streaming.

Segundo a Folha de S.Paulo, que publicou a notícia sobre o acerto, as estimativas da Yapoli são de que 1% dos ativos controlados no acervo do Flamengo equivalem a R$ 9,8 milhões.

A inspiração do Flamengo é no Barcelona, que criou um braço especializado em streaming, fotos e vídeos e um segundo só para cuidar de NFTs e colecionáveis.

Atualmente, a Yapoli já cuida de parte da produção de novo conteúdo do Flamengo, administrando a Fla TV e a equipe de comunicação. Agora, a empresa também ficará responsável por gerir o acervo do clube catalogado para a abertura do museu.

Além do Flamengo, a Yapoli tem entre seus clientes de gestão de ativos digitais Petrobras, Havaianas, Habib’s e Firjan, entre outros.

Estimativas da consultoria especializada em marketing esportivo Sports Value são que o mercado de gestão de ativos digitais de clubes de futebol deve movimentar US$ 8 bilhões no mundo até 2027.