PREFEITURA DESAPROPRIA PARTE DA ÁREA DO GASÔMETRO E TRAZ PROBLEMA PARA O FLAMENGO CONSTRUIR ESTÁDIO PRÓPRIO
O Flamengo pode enfrentar mais um problema na busca do sonho de ter o seu estádio próprio na cidade do Rio de Janeiro. O terreno do Gasômetro, na região portuária da cidade maravilhosa, encolheu. Isso mesmo. Cerca de 27 mil metros quadrados foram desapropriados pela prefeitura do Rio. Isso porque a cidade precisou da área para contruir o Terminal Intermodal Gentileza.
O Terminal Gentileza vai integrar diversos modelos de transporte público na região da Rodoviária Novo Rio. Praticamente pronto, o novo terminal é na verdade um dos pontos positivos que levaram o Flamengo a escolher o terreno do Gasômetro como área ideal para construir o seu estádio.
O problema é que as obras do Terminal Gentileza obrigaram a Prefeitura do Rio a desapropriar 27 mil metros quadrados do terreno do Gasômetro. Sobraram em torno de 89 mil metros quadrados. O espaço que restou ainda comportaria um estádio para cerca de 80 mil espectadores.
Flamengo negocia compra de terreno do Gasômetro para construir estádio próprio
A cada ano que passa, o desejo da torcida do Flamengo em ter sua casa própria aumenta. Esse desejo já se transformou em ação concreta do clube, mas o processo anda de forma muito lenta. O terreno do Gasômetro virou o alvo prioritário para o empreendimento, mas as dificuldades são imensas.
O Flamengo atualmente negocia com a Caixa Econômica Federal a aquisição da área. O clube inclusive apontou um executivo para se dedicar exclusivamente ao tema. Uma vez resolvida a compra do terreno, o Flamengo terá que se preocupar com a regularização, descontaminação do solo, entre outros trâmites legais.
Todos esses passos vão preceder a etapa mais difícil. O Flamengo ainda precisa viabilizar financeiramente a construção do estádio, pois é necessário que a nova casa se torne fonte de receita e palco de vitórias. De nada adianta ter um estádio novo que coloque o clube em dificuldades de caixa.