GOVERNO DO ESTADO CRIA COMITÊ PARA FISCALIZAR O MARACANÃ E SUA GESTÃO
O governo do Rio de Janeiro publicou nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial a nomeação de três servidores para compor o Comitê de Fiscalização, Gestão e Operação da Permissão de Uso do Complexo do Maracanã. A formação do comitê está prevista no contrato assinado pelo Flamengo com o governo do Rio para a administração provisória do estado até o fim do ano.
Os três servidores nomeados para o comitê são Fernando Cunha da Silva, Marcelo José Fernandes Lopes e Vanessa Fabiane Ferreira. O grupo já havia ocupado a mesma função anteriormente.
Entre as funções do comitê, previstas no decreto assinado pelo secretário em exercício da Casa Civil, Marco Simões, estão a “participação em todas as etapas do planejamento operacional do Complexo Maracanã”, “acesso às informações detalhadas de custos e despesas operacionais” e “acompanhar e monitorar o controle de avarias decorrentes de eventos”.
Comissão pode definir calendário e requisitar ingressos para Estado
Ainda está entre as atribuições da comissão “requerer a compatibilização de cronogramas objetivando eliminar conflito entre eventos diversos e o calendário do futebol profissional”. Shows realizados no fim do ano passado com aval do governo do Estado e à revelia de Flamengo e Fluminense prejudicaram o gramado do Maracanã neste início de temporada.
Por fim, o comitê também tem a prerrogativa de “fixar percentual de ingressos a serem disponibilizados pela Permissionária ao Estado, sem ônus, como contrapartida social de todo e qualquer evento” no estádio.
Atualmente, Flamengo e Fluminense disputam com o Vasco e os responsáveis pelo Mané Garrincha a concessão do Maracanã pelos próximos 20 anos. Os relatórios positivos do Comitê de Fiscalização são um trunfo da dupla na proposta técnica, que ainda não foi aberta, para vencer a licitação.